segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Países latino-americanos discutem políticas integrada sobre educação, esporte e lazer

A criação de uma plataforma de comunicação, cooperação, integração e intercâmbio em torno de políticas para esporte, educação e lazer nos países da América Latina começou a ser discutida hoje (24), em Brasília, em reunião que conta com a participação de representantes de seis países latino-americanos e também dos Estados Unidos. No encontro, pesquisadores, educadores e gestores especialistas estudam a formulação de políticas públicas integradas de educação, esporte e lazer.

O evento, que vai até quarta-feira (26) na Academia de Tênis, vai preparar as bases para a realização de um seminário internacional, no próximo ano, envolvendo todos os países da região em torno do assunto. Além dos especialistas norte-americanos, participam da reunião representantes da Argentina, Colômbia, do Uruguai, Paraguai, Chile e Brasil.

Segundo a diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania do Ministério da Educação, Jaqueline Moll, a união dos países em torno de um objetivo ?procura tornar realidade a utopia de se construir um mundo melhor para todos, dentro de uma nova mentalidade, a partir do prisma da democracia, para o oferecimento de esporte, educação e lazer?. Ela acredita que as discussões sobre a integração dos países latino-americanos em torno da questão possam resultar na criação de uma lei contendo objetivos comuns, dentro de um trabalho de compartilhamento em que se coloquem em prática ideias e políticas, permitindo ?que coisas concretas sejam construídas?.

Para a diretora da Organização dos Estados Ibero-Americanos no Brasil (OEI), Ivana Siqueira, a criação de políticas unificadas de esporte e lazer entre os países permitirá a fixação de valores, resultando em fator de união continental.

O professor Nelson Marcelino, da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), no interior de São Paulo, destacou que há uma diferenciação semântica em cada país, conforme sua história e traços culturais, em torno do significado das palavras ócio, lazer e diversão. No entanto, disse o professor, a adoção de uma linha de pensamento uniforme sobre o uso do lazer (como no Brasil) como objeto e veículo de educação, pode levar todos os países a um processo educacional mais abrangente.

Marcelino mencionou pesquisa feita por uma professora paulista com membros de gangues que concluiu que os depredadores de escolas ou não têm acesso a elas ou delas foram expulsos. Por isso, o professor da Unimep é favorável ao desenvolvimento de políticas integradas em torno do lazer, item que, para ele, ?por si só merece a criação de uma secretaria de governo, assim como já existem várias [secretarias] para diversos objetivos sociais?.

Amanhã (25) de manhã, em mesa-redonda, serão discutidas possibilidades de ações integradas de políticas públicas nacionais de educação, esporte e lazer, com a participação de convidados dos países latino-americanos que participam da reunião. Depois de amanhã (26) será apresentado um relatório das discussões dos grupos de trabalho. À tarde, a coordenadora de Desenvolvimento de Cooperação Técnica do Escritório Regional de Brasília da OEI, Cláudia Baena Soares, divulgará a carta de intenções.

Na ocasião, a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia do Esporte da Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer, do Ministério do Esporte, professora Leila Mirtes Santos, apresentará sugestões para organização de um seminário internacional, em 2010, que discutirá a criação de políticas públicas em torno de esporte, educação e lazer nos países latino americanos.

Fonte: Portal Mais Comunidade, 24/08/2009.

http://www.maiscomunidade.com/conteudo/2008-05-19/brasil/21032/PAISES-LATINOAMERICANOS-DISCUTEM-POLITICAS-INTEGRADA-SOBRE-LAZER-ESPORTE-E-EDUCACAO.pnhtml

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