domingo, 10 de abril de 2011

Computador: cuidado com a postura!

O computador faz parte do mundo contemporâneo. É através dele que nos comunicamos, criamos, brincamos, enfim, nos tornamos consumidores e produtores de informação. Acabamos esquecendo, entretanto, que o seu uso diário pode acarretar danos à saúde.

Vale a pena conferir o vídeo abaixo, o qual apresenta (com muito bom gosto) dicas de como adaptar sua postura frente ao computador.

Invisibilidade social

Plínio Delphino, Diário de São Paulo.

O psicólogo social Fernando Braga da Costa vestiu uniforme e trabalhou um mês como gari, varrendo ruas da Universidade de São Paulo. Ali,constatou que, ao olhar da maioria, os trabalhadores braçais são 'seres invisíveis, sem nome'.

Em sua tese de mestrado, pela USP, conseguiu comprovar a existência da 'invisibilidade pública', ou seja, uma percepção humana totalmente prejudicada e condicionada à divisão social do trabalho, onde enxerga-se somente a função e não a pessoa. Braga trabalhava apenas meio período como gari, não recebia o salário de R$ 400 como os colegas de vassoura, mas garante que teve a maior lição de sua vida:

'Descobri que um simples bom dia, que nunca recebi como gari, pode significar um sopro de vida, um sinal da própria existência', explica o pesquisador.

O psicólogo sentiu na pele o que é ser tratado como um objeto e não como um ser humano.
'Professores que me abraçavam nos corredores da USP passavam por mim, não me reconheciam por causa do uniforme. Às vezes, esbarravam no meu ombro e, sem ao menos pedir desculpas, seguiam me ignorando, como se tivessem encostado em um poste, ou em um orelhão', diz.
No primeiro dia de trabalho paramos pro café. Eles colocaram uma garrafa térmica sobre uma plataforma de concreto. Só que não tinha caneca. Havia um clima estranho no ar, eu era um sujeito vindo de outra classe, varrendo rua com eles. Os garis mal conversavam comigo, algunsse aproximavam para ensinar o serviço.

Um deles foi até o latão de lixo pegou duas latinhas de refrigerante cortou as latinhas pela metade e serviu o café ali, na latinha suja e grudenta. E como a gente estava num grupo grande, esperei que eles se servissem primeiro.

Eu nunca apreciei o sabor do café. Mas, intuitivamente, senti que deveria tomá-lo, e claro, não livre de sensações ruins. Afinal, o cara tirou as latinhas de refrigerante de dentro de uma lixeira, que tem sujeira, tem formiga, tem barata, tem de tudo. No momento em que empunhei a caneca improvisada, parece que todo mundo parou para assistir à cena, como se perguntasse:

'E aí, o jovem rico vai se sujeitar a beber nessa caneca?' E eu bebi.

Imediatamente a ansiedade parece que evaporou. Eles passaram a conversar comigo, a contar piada, brincar.

O que você sentiu na pele, trabalhando como gari?

Uma vez, um dos garis me convidou pra almoçar no bandejão central. Aí eu entrei no Instituto de Psicologia para pegar dinheiro, passei pelo andar térreo, subi escada, passei pelo segundo andar, passei na biblioteca, desci a escada, passei em frente ao centro acadêmico, passei em frente a lanchonete, tinha muita gente conhecida. Eu fiz todo esse trajeto e ninguém em absoluto me viu.

Eu tive uma sensação muito ruim. O meu corpo tremia como se eu não o dominasse, uma angustia, e a tampa da cabeça era como se ardesse, como se eu tivesse sido sugado. Fui almoçar, não senti o gosto da comida e voltei para o trabalho atordoado.

E depois de um mês trabalhando como gari? Isso mudou?
Fui me habituando a isso, assim como eles vão se habituando também a situações pouco saudáveis. Então, quando eu via um professor se aproximando - professor meu - até parava de varrer, porque ele ia passar por mim, podia trocar uma idéia, mas o pessoal passava como se tivesse passando por um poste, uma árvore, um orelhão.

E quando você volta para casa, para seu mundo real?
Eu choro. É muito triste, porque, a partir do instante em que você está inserido nessa condição psicossocial, não se esquece jamais. Acredito que essa experiência me deixou curado da minha doença burguesa. Esses homens hoje são meus amigos. Conheço a família deles, freqüento a casa deles nas periferias. Mudei. Nunca deixo de cumprimentar um trabalhador.
Faço questão de o trabalhador saber que eu sei que ele existe. Eles são tratados pior do que um animal doméstico, que sempre é chamado pelo nome. São tratados como se fossem uma 'COISA'.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Enciclopédia Britânica Escolar

Foi-se o tempo em que os estudantes do ensino fundamental tinham que carregar os volumes pesados da Enciclopédia Britânica. Agora o conteúdo escolar da Enciclopédia está disponível para acesso gratuito no site:

http://escola.britannica.com.br/

Além das pesquisas tradicionais, também é possível aprender sobre o Brasil, divertir-se com joguinhos e explorar as notícias da Folha de São Paulo. Fiz a experiência com meu filho e o resultado foi positivo. Site recomendado!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Revistapontocom

Divulgando o site da Revistapontocom. Há temas muito interessantes nesta edição!
Vale a pena conferir!

Games e educação
Os pais ainda continuam pouco informados sobre os jogos e seus conteúdos.
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Bibliotecas escolares
Qual é a função delas? Descubra na entrevista com a bibliotecária escolar Marília Dias.
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Dia mundial da água
O que você faz pela água do planeta? Veja os vídeos, reflita e se inspire.
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Outras matérias:

Síndrome de down
Confira o vídeo oficial da campanha e veja o que é possível fazer pela causa.
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Prix Jeunesse Ibero Americano
As inscriçães já estão abertas. Evento será realizado no Brasil, em São Paulo.
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Cinema para escolas
Instituto Moreira Salles de portas abertas. Espaço oferece cinema de graça.
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Polêmica
Jogo incentiva tirar a roupa e bater advinha onde? Na Inglaterra, o lançamento foi proibido.
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Institutos de educação vão capacitar 100 mil mulheres de baixa renda até 2014

por Secom em 05/04/2011 21:07hs

Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, por meio do programa Mulheres Mil, têm a meta de capacitar 100 mil mulheres para o trabalho até 2014. Serão atendidas mulheres de baixa renda de todas as regiões brasileiras. O programa, do Ministério da Educação, permite o acesso à educação profissional e à elevação da escolaridade, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica regional.

O projeto-piloto, realizado em parceria com universidades (colleges) canadenses, já atendeu mais de mil mulheres das regiões Nordeste e Norte. “Com mais essa ação, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica integra-se ao projeto governamental de erradicação da miséria absoluta, além de contribuir para o rompimento de um ciclo de violência, do qual muitas mulheres são vítimas no País”, afirma a diretora de articulação e projetos especiais da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Patrícia Barcelos. “O Mulheres Mil melhora a autoestima, resgata direitos e ainda garante às participantes a possibilidade de adquirir uma fonte de rendimento e uma formação.”

A partir deste ano, o programa Mulheres Mil passa a contar com um centro de referência nacional, em implantação no Instituto Federal de Brasília, no campus de Taguatinga. Naquele espaço serão treinados os gestores responsáveis pela implementação das novas unidades a serem criadas pelo País.

O alcance do programa não se restringirá ao Brasil. Estão em andamento parcerias com países de língua portuguesa, como Moçambique. Já são parceiros a Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) e o Niagara College, do Canadá.

terça-feira, 29 de março de 2011

Brasil fecha fevereiro com 207,5 milhões de celulares


O Brasil fechou fevereiro de 2011 com mais de 207,5 milhões de assinantes na telefonia celular. Nos dois primeiros meses do ano, o Serviço Móvel Pessoal (SMP) registrou 4,6 milhões de novas habilitações (crescimento de 2,28% no ano), com teledensidade de 106,91 acessos por 100 habitantes (crescimento de 2,13% no ano). Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável pelos dados, o número absoluto de novas habilitações em janeiro e fevereiro de 2011 é o maior dos últimos 11 anos.

Do total de acessos em operação no País, 170.681.009 são celulares pré-pagos (82,23%) e 36.885.203 pós-pagos (17,77%). Em fevereiro, foram 2.415.235 novas habilitações (crescimento de 1,18% em relação a janeiro). A teledensidade avançou 1,11% (subiu de 105,74, em janeiro, para 106,91, em fevereiro).

Estados que possuem mais de um celular por habitante

Distrito Federal, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Rondônia, Mato Grosso, Santa Catarina, Pernambuco, Espírito Santo, Paraná, Tocantins, Rio Grande do Norte, Amapá, Minas Gerais e Sergipe.

Segundo a avaliação por densidade (acessos por 100 habitantes), o Distrito Federal está em primeiro lugar dentre os estados brasileiros com maior número de acessos em operação. Em segundo lugar está Goiás, seguido por Mato Grosso e Mato Grosso do Sul em quarto lugar.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Bolsa para Mestrado a Distância

Professores interessados em realizar o mestrado a distância poderão se candidatar a bolsas oferecidas pelo Ministério da Educação. Agora é preciso conhecer as instituições de ensino superior que oferecerão estes programas e como garantirão a qualidade do processo de formação. Disponibilizarei outras informações em breve!

Confiram a reportagem abaixo:

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Professores da educação básica terão bolsas de mestrado pela Capes

21/03/2011 17:20 - Portal Brasil

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (21) que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) passará a conceder bolsas de mestrado a professores da educação básica. Os cursos serão ligados às áreas de ensino da educação básica.

Os educadores que conseguirem a bolsa terão de permanecer nas salas de aula da rede pública de ensino por, no mínimo, cinco anos depois da diplomação.

O anúncio foi feito pelo ministro durante cerimônia de premiação de professores no Palácio do Planalto. “Muitas vezes o mestrado não é na cidade onde o professor mora e isso exige custeio, gastos com transporte, alimentação, aquisição de material pedagógico”, explicou Haddad ao falar sobre a importância da bolsa para a formação dos professores da educação básica.

Fernando Haddad afirmou que a medida objetiva também estimular o aumento da oferta de mestrado para os educadores da rede pública ao criar a demanda pelos cursos. A portaria que normatiza a concessão dessas bolsas será publicada no Diário Oficial da União de terça-feira (22).



Fonte:
Agência Brasil